|
|
||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
As eliminatórias para o 2º Campeonato de Jogos Matemáticos, que decorreram no dia 10 de Dezembro, superaram todas as expectativas.Nos jogos do Ouri, do Hex, do Amazonas e do Semáforo, todos deram o seu melhor… A concentração era a arma mais poderosa!No dia 10 de Março, estes bravos competidores representaram o CEF em Aveiro, na Fábrica de Ciência Viva.
|
||
![]() |
Ficam aqui os parabéns aos vencedores: Joana Domingues, Pedro Jerónimo, Alexandre Gonçalves, Joel Reis, Mélanie Lopes, André Gil e Filipe Bento. |
![]() |
E contámos mesmo! O saldo do dia 10 de Março, passado na Fábrica – Ciência Viva, em Aveiro, no II Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, não podia ser mais positivo. Com os Sete bravos, distribuídos pelos jogos do Semáforo, do Ouri, do Hex e do Amazonas, o CEF trouxe um dos doze melhores jogadores de Amazonas, a Nível Nacional, o Filipe Bento, do 10º D.
A todos PARABÉNS!

Depois do Sudoku, a invenção de novos jogos não se fez esperar… Para o provar aqui está mais uma novidade, o kakuro. O nome deriva da palavra japonesa (pronunciada em japonês, claro!) “adição”.
Cada puzzle é constituído por “casas pista”, tal como nas palavras cruzadas, que podem ser verticais ou horizontais.
O objectivo é preencher cada casa vazia com um único dígito, de 1 a 9, sem que se repita o mesmo dígito emconjuntos de casas vazias, de modo que em linha, ou coluna, a soma dos dígitos colocados perfaça o número que figura na “casa pista” (acima, se for numa coluna, à esquerda, se for numa linha).
As grelhas variam em tamanho e em formato.
Aqui fica o início do que pode muito bem ser um novo vício…