
Gabinete de Piscologia e Orientação
Pais/filhos – Tempos de desafio
DESPORTO NO FEMININO
Inês das Neves Batista, 10ºH
Está mais do que visto que, hoje em dia, existem grandes atletas tanto do sexo masculino como do sexo feminino, pois as mulheres têm vindo a ganhar grande valor, comparado com antigamente, no que diz respeito ao desporto.
Na minha opinião, nos nossos dias, nós mulheres conseguimos ser tão boas ou melhores atletas do que alguns homens. Isto até porque sabemos que há raparigas que jogam melhor futebol ou qualquer outra modalidade do que os rapazes. Não é por se ser homem que se vai ser melhor. Não tem mesmo nada a ver. Tudo depende das capacidades e competências de cada indivíduo, seja mulher ou homem.
Agora, já não podem existir aquelas atitudes e ideias machistas que existiam pois já está mais do que provado que o sexo masculino não é nem mais nem menos que o sexo feminino no desporto, nem vice-versa. Isto, apesar de existirem mais praticantes do sexo masculino, pois o que interessa é a qualidade.
No desporto deve existir igualdade entre ambos os sexos, ou seja, não deve existir machismo, pois as mulheres podem ser mais frágeis, mas isso não implica que não sejam grandes atletas e tão boas como os homens.
Em relação a tudo isto, a minha conclusão é que o sexo feminino ao longo do tempo foi ganhando grande valor ao nível do desporto e agora nós mulheres temos tanto valor e importância como os homens no mundo desportivo.
Mudando de assunto, vou falar um pouco de mim. Desde pequena que adoro desporto, tenho mesmo um grande fascínio por tudo o que tenha a ver com desporto. Por isso mesmo, escolhi seguir essa área: desporto. Gosto de todas as modalidades em geral, mas destaca-se muito, mas muito mais o futebol/futsal pelo qual sou apaixonadíssima. Devido a isso decidi ir para uma equipa de futsal, perto do local onde vivo e pratico, neste momento, futsal federado. Para além disso, pertenço à equipa de futsal do desporto escolar do C.E.F.. Assim se pode ver o quanto eu adoro o futebol/futsal.
. |