Irmã Lúcia Irmã Lúcia

Transladação dos Restos mortais para a Basílica de Fátima

Trasladação, Luís Kondor, Vice-Postulador

Uma tia que foi pastora, Francisco Vieira

“Como vejo a Mensagem” (recensão)

“Não ia, porque tinha medo”

Um momento de muita emoção

Ela foi a Testemunha

 

 

Testemunhos

Um grande testemunho


Dª Hélia Catarino, comerciante na Cova da Iria
Nas Aparições de Fátima, Lúcia foi um grande testemunho para o Mundo. Sinto-me muito feliz por a Irmã Lúcia vir para a Basílica de Nª Srª de Fátima, juntando-se aos seus primos Francisco e Jacinta.
Gosto de fazer os meus pedidos nas campas dos Pastorinhos. Uma das perguntas que me fez meditar que a Lúcia fez a Nª Senhora é esta:
Lúcia:
– “De onde é Vocemecê?”
Resposta de Nossa Senhora:
– “Sou do Céu.”
Lúcia:
– E que é que Vocemecê me quer?”

Visitada por todos

Padre Alberto Carvalho,
Congregação dos Dominicanos
Para mim, a trasladação do corpo da Irmã Lúcia de Jesus, do Carmelo de Coimbra para a Basílica de Fátima, é algo que satisfaz o seu pedido: ”Repousar ao lado de sua prima beata Jacinta Marto.”
É também um acontecimento que muito honra os fatimenses, os portugueses e até os estrangeiros.
Sendo o Santuário de Fátima considerado o “Altar do Mundo”, considero natural que “a mais importante transmissora da mensagem de Nossa Senhora de Fátima, para todo o mundo”- a Irmã Lúcia de Jesus - , repouse no local visitado por grandes multidões de todo o mundo. Assim, poderá ser visitada por todos quantos passam por Fátima, e implorar a sua intercessão junto de Maria.

Registo dos protagonistas

Ricardo Pereira,
Encarregado de educação (49 anos )
Sendo Fátima o local da revelação da mensagem divina, será de máxima importância ter o registo dos protagonistas na forma de relíquias físicas, para as consultas e memórias futuras da história da civilização mundial.

Com os outros

Irmã Ana, Missionária da Consolata
Sendo a Irmã Lúcia uma vidente de Fátima com os Pastorinhos, é bom que ela fique com os outros como testemunhos unidos e vivos e também de mortos. Apesar de se encontrarem juntos no céu.

Muito bem feito

Teresa de Jesus (78 anos)
Na minha opinião, está muito bem feito porque é a terra dela, onde nasceu e viveu algum tempo. Eu, como católica praticante, acho que isto tem muito valor para a terra.

Voltar a casa

Mariana Morais (17 anos)
Acho que a trasladação é importante, visto que ao fim de tantos anos é sempre bom voltar a casa para junto dos nossos entes mais queridos.

Beatificação

Avó de Maria João (12º Ano, H)
Para mim, a vinda da Irmã Lúcia para Fátima é muito importante, é quando finalmente ela vai poder descansar ao pé dos seus primos e de Deus. É um passo para a sua beatificação, é um marco religioso importante.

Repouso, não o fim

Mãe da mesma aluna
A trasladação da Irmã Lúcia é a prova de que realmente ela é uma santa. Já o era, mas a sua vinda é um marco, é um aclamar dos pedidos para que estejamos mais perto de Deus. A sua ligação, o seu caminho, feito até à sua morte, foi divina. Para mim, a sua morte e repouso não é o fim, mas sim o começo.

Visitar o seu túmulo

Mariana Reis (12º Ano, H)

Dia 19 de Fevereiro aconteceu o que há um ano os crentes nas aparições de Fátima tanto esperavam: a trasladação do corpo da Irmã Lúcia para o Santuário. Agora, todos podem visitar o seu túmulo, tal como o dos seus primos Jacinta e Francisco.
Talvez por ter estado na presença desta entidade no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, a Irmã Lúcia tenha um significado especial para mim. Ainda não acredito na morte da última das videntes. Além de ser tratada como ímpar por todos os crentes, pela sua importância, pelo menos daquilo que tive o prazer de comprovar, foi uma mulher feliz e divertida. Tenho algumas histórias que o podem comprovar, mas isso fica para outra altura.
Esta cerimónia, que ocorreu no passado dia 19 de Fevereiro, foi só mais um agradecimento à Irmã Lúcia por tudo o que ela partilhou com o mundo da sua história incrível.
Perguntei a uma senhora de 78 anos o que achava desta honrosa cerimónia da trasladação do corpo da Irmã Lúcia e ela respondeu-me:
- A Lúcia nunca conheci, mas conheci a irmã dela, a ti’ Carolina . Era uma pessoa incrível! Mas tu queres saber o que eu acho daquilo que se vai passar amanhã dia 19. Acho bem, nem todos têm acesso ao Carmelo e assim a Lúcia fica no céu junto do Senhor e o seu corpo fica perto de nós, para ficar sempre perto dos nossos olhos e do nosso coração.
Uma outra senhora conterrânea da Irmã Lúcia diz:
- Acho que foi um acontecimento muito importante, pois o lugar dela é perto dos primos e de todos os crentes das aparições.