As pontes a construir na nossa vida, José Poças das Neves

O nosso “Pontificado”, Armando Marques Silva

Jesus Cristo é a Ponte, José Carlos Sousa

Pontes construídas por Alunos, 7º e 8º anos

É urgente cativar, Adelaide Lopes

Construir a vida sobre alicerces - Carta Aberta, Teresa Verdasca

Desta Janela os vi chegar, José Pato (Secretaria)

 

 

 

PP. Rodrigo de Carvalho, Director Pedagógicorojectar a história pessoal, projectar o futuro

Ao iniciarmos o Ano Lectivo 2005/2006, insistimos na necessidade e empreendermos esta nova fase num clima de esperança procurando abrir pontes para o desafio da nova Educação. Queremos propor aos nossos jovens, por meio de vivências e actividades diversas, que reconheçam e valorizem os diferentes espaços de aprendizagem e, a partir da escola, percebam as possibilidades de transformação que estão à sua disposição. Apesar dos avanços tecnológicos, a Escola continua a ser muito importante, tanto para retomar a história pessoal como para projectar o futuro.

Não podemos ignorar o que se passa à nossa volta neste mundo global porque a formação académica não termina com o fim do curso, mas prossegue por toda a vida. O conhecimento muda tão rapidamente que exige uma contínua e constante renovação.

Por isso, entendemos que a Educação é, e será sempre, uma forma de fazer parte duma cultura, duma época e de um lugar. É necessário formar o indivíduo para a responsabilidade, para a gestão de si próprio no auto-controle e na auto-disciplina. A cultura moderna oferece direitos, mas exige o cumprimento das obrigações.

Hoje a Educação significa formar pessoas para o desempenho de funções e ocupações na economia e na sociedade. Por isso, na Escola, todos - professores e alunos - não podem passar ao lado das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Sabemos muito bem que não estamos num tempo de “encher” a cabeça dos nossos alunos de informação e conhecimento, o que seria quase impossível, mas percebemos que é preciso desenvolver a sua capacidade de aprender, de avaliar, de emitir juízos, de reflectir e aplicar a informação e o conhecimento para a solução dos problemas que se lhes colocam diariamente.

O objectivo agora não é só passar conteúdos,
mas preparar – todos – para os novos desafios do futuro – Lançar Pontes para o Futuro

(Projecto Educativo, Conclus ão)